Meus Apps


ChatGPT e GPT-4 podem receber uma atualização significativa com ‘Strawberry’ neste outono

Postado em: 30/08/2024 | Por: Emerson Alves

OpenAI planeja lançar uma nova IA, codinome Strawberry, como parte de um chatbot, possivelmente o ChatGPT, com habilidades avançadas em resolução de problemas matemáticos e programação.

Embora a OpenAI tenha liderado a corrida da IA por muito tempo, concorrentes estão alcançando e, em alguns casos, superando o GPT-4, o que coloca todas as atenções na próxima geração de grandes modelos de linguagem (LLM) da empresa. O sucessor do GPT-4, que está sendo aprimorado com a ajuda de uma nova IA, pode ter uma versão que se tornará parte do ChatGPT ainda este ano.

Leia também: Uso de inteligência artificial no Judiciário: Desafios e a importância da fundamentação das decisões.

O que é especial no ‘Strawberry’?

Se você acompanha as notícias da OpenAI, talvez já tenha ouvido falar do Strawberry. Anteriormente conhecido como Q* (pronunciado “Q Star”), esta IA foi iniciada pelo ex-cientista-chefe da OpenAI, Ilya Sutskever, e depois aprimorada pelos pesquisadores Jakub Pachocki e Szymon Sidor. Essa IA levou a um avanço técnico e gerou preocupações de segurança subsequentes que causaram turbulências na empresa em 2023.

A característica distintiva do Strawberry é seu raciocínio matemático avançado, capaz de resolver problemas matemáticos que nunca viu antes. Isso é algo com que os chatbots atuais geralmente têm dificuldades. Além disso, ele possui habilidades avançadas de programação e outras capacidades que permitem responder a perguntas sobre tópicos mais subjetivos, como estratégias de marketing.

A versão do Strawberry destinada a se tornar parte de um chatbot é uma versão menor e simplificada da IA. O objetivo da OpenAI é manter o mesmo nível de desempenho do modelo maior, sendo mais econômico e fácil de operar. Segundo a publicação, não está claro se essa versão do Strawberry trará melhorias de desempenho ao ChatGPT ou ao GPT-4 ainda este ano.

O papel do Strawberry maior

A OpenAI descobriu que pode usar a versão maior do Strawberry para gerar dados de treinamento de alta qualidade para alimentar seus LLMs. Esses dados gerados por IA são conhecidos como dados “sintéticos”. Com esses dados sintéticos, a empresa reduz a necessidade de usar textos e imagens da internet para treinar seus modelos de IA. Como benefício adicional, esses dados de maior qualidade também podem ajudar a reduzir os erros conhecidos como “alucinações”, que são comuns em IA.

Espera-se que o Strawberry possa ajudar a OpenAI a resolver o problema de obter dados do mundo real suficientes para seus LLMs. Como resultado, a empresa está usando a versão maior do Strawberry para treinar o sucessor do GPT-4, codinome Orion. Acredita-se também que a IA possa ser usada para melhorar os agentes da empresa.

A OpenAI está confiante o suficiente no Strawberry que já demonstrou a tecnologia para autoridades de segurança nacional dos Estados Unidos. O relatório sugere que a demonstração pode estar relacionada à iniciativa da OpenAI de ser mais transparente com os formuladores de políticas que se sentem ameaçados pelo poder da IA. Isso é especialmente importante para a OpenAI anunciar após a saída recente de vários líderes de segurança da empresa.

Ainda não se sabe exatamente quando a versão menor do Strawberry será lançada neste outono. Teremos que esperar para descobrir a data e se esse complemento dará à OpenAI uma vantagem sobre seus rivais.