Meus Apps


Novela criada com inteligência artificial, ‘Pé de Chinesa’, confunde internautas ao viralizar nas redes sociais

Postado em: 29/08/2024 | Por: Emerson Alves

A novela fictícia ‘Pé de Chinesa’, criada com o uso de inteligência artificial, viralizou nas redes sociais ao apresentar Jade Picon e Davi Brito como protagonistas em uma trama fictícia ambientada na China, gerando confusão entre internautas.

Na tarde desta quarta-feira (28), uma série de postagens sobre uma suposta novela intitulada ‘Pé de Chinesa’ começou a ganhar força na rede social X (antigo Twitter). A trama, que nunca existiu, foi criada utilizando imagens geradas por inteligência artificial e rapidamente se tornou um fenômeno nas redes, confundindo muitos usuários. Na narrativa fictícia, celebridades brasileiras como Jade Picon, Davi Brito, Giovanna Antonelli, e outros, aparecem vestidos com trajes típicos do folclore chinês, interpretando personagens em uma novela escrita pela também fictícia novelista Glória Pires.

Leia também: Empresa usa IA para fazer pesquisas e captar tendências de consumo.

Detalhes da novela fictícia

A publicação que mais viralizou foi a do perfil @eurodgo no X, que compartilhou fotos de Jade Picon e Davi Brito em trajes orientais, atingindo mais de 3 milhões de visualizações. Segundo a sinopse imaginada, Jade Picon viveria Xu Lee, a protagonista, filha de um chinês com Barbara Lee, interpretada por Giovanna Antonelli. A personagem Xu seria criada na China por sua avó, interpretada por Fernanda Montenegro, após o assassinato de seus pais. A trama seguiria Xu em sua jornada para São Paulo, em busca de sua mãe e do assassino de sua avó.

Outros perfis rapidamente entraram na brincadeira, criando mais imagens e expandindo o elenco da novela falsa para incluir nomes como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Viih Tube, e outros. Em todas as montagens, os personagens aparecem caracterizados com trajes tradicionais chineses, todos gerados por inteligência artificial.

A reação nas redes sociais

A brincadeira chegou a tal ponto que muitos internautas se perguntaram se a novela realmente existia, tamanha a qualidade das imagens e a riqueza dos detalhes fornecidos nas postagens. A confusão foi tanta que até a própria Glória Perez, conhecida por escrever novelas como “Caminho das Índias”, entrou na onda e compartilhou a abertura fictícia da novela, apoiando a criatividade dos autores da trollagem.

O impacto da brincadeira

A trollagem de ‘Pé de Chinesa’ destaca como a inteligência artificial está sendo utilizada de forma criativa e como pode influenciar e até confundir a percepção pública. A capacidade de gerar imagens e histórias realistas abre um novo campo de possibilidades – e de desafios – na era da informação, onde o real e o fictício podem se misturar com facilidade.

Apesar de ser uma brincadeira inofensiva, o episódio também levanta questões sobre a responsabilidade no uso de tecnologias de IA e a necessidade de os usuários serem mais críticos em relação ao conteúdo que consomem online.