Meus Apps


Uso de dados pela Meta: tire suas dúvidas sobre o treinamento da IA generativa da ‘big tech’

Postado em: 31/08/2024 | Por: Emerson Alves

A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, está prestes a iniciar o envio de notificações para que os usuários no Brasil possam optar por restringir o uso de suas informações pessoais no treinamento de modelos de inteligência artificial (IA) generativa.

Essas notificações chegam após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) suspender uma proibição anterior, que impedia a Meta de utilizar dados de publicações abertas para aprimorar seus sistemas de IA generativa. Aqui estão as principais informações que você precisa saber sobre o processo:

Leia também: Currículos escritos pelo ChatGPT se tornam pesadelo para recrutadores.

Quando começam as notificações?

A Meta tem cinco dias úteis para informar quando começará o envio de e-mails e notificações através dos aplicativos. Uma vez notificadas, as pessoas têm um prazo de 30 dias para permitir ou se opor ao uso de seus dados. Os usuários podem alterar sua decisão a qualquer momento.

Quem pode se opor ao uso de dados para IA?

Todos os perfis de usuários têm o direito de se opor ao uso de seus dados para o treinamento de IA. Se você possui mais de uma conta (por exemplo, no Facebook e Instagram), é necessário fazer a oposição para cada perfil individualmente.

Vou ter minha conta cancelada se me opor?

Não, sua conta não será cancelada se você optar por não permitir o uso de seus dados. O acesso à sua conta permanecerá inalterado.

E se eu não tiver uma conta, mas minhas informações aparecerem em postagens?

Mesmo quem não tem uma conta na Meta, mas aparece em fotos ou menções de terceiros, pode acessar um formulário para fornecer seu nome, e-mail e registrar a oposição ao uso dessas informações.

Como funciona o bloqueio de dados?

Todos os dados utilizados para o treinamento de IA serão desidentificados, ou seja, não será possível rastrear informações sensíveis como dados pessoais, médicos ou preferências políticas.

Haverá fiscalização do governo?

Sim, a ANPD acompanhará o processo para garantir que as medidas sejam eficazes. Serão realizados testes, como a tentativa de gerar imagens de uma pessoa específica ou acessar referências a dados particulares, para verificar o cumprimento das normas.

Qual é a diferença entre perfil privado e público?

Somente os dados de contas públicas (abertas) serão utilizados para o treinamento de IA. Se sua conta for privada, seus dados não serão incluídos no treinamento.

E as contas de menores de idade?

As informações de contas pertencentes a menores de idade não serão usadas para treinamento de IA. No entanto, a Meta continua discutindo esse tema, argumentando que o treinamento de IA precisa considerar dados dessa faixa etária para ser efetivo.

Essa medida valerá para outras plataformas?

O processo iniciado pela ANPD começou com a Meta, mas outras plataformas estão sendo consideradas. A ANPD já entrou em contato com outras empresas, como o X e a OpenAI, e pretende expandir a discussão para outras big techs no futuro.

Como evitar golpes?

Para evitar golpes, o formulário da Meta não solicitará informações sensíveis, pois o e-mail dos usuários já estará cadastrado no momento do pedido. Fique atento para garantir que as comunicações sejam legítimas.