Meus Apps


Como a IA agentic está transformando as equipes de desenvolvimento de software

Postado em: 31/08/2024 | Por: Emerson Alves

A IA agentic está revolucionando o ciclo de desenvolvimento de software, trazendo maior produtividade e segurança para as equipes de desenvolvimento.

A IA generativa já trouxe uma mudança significativa na produtividade dos negócios, e agora a IA agentic está mostrando um enorme potencial, especialmente no desenvolvimento de software e na satisfação dos desenvolvedores. Em um mundo onde o software sustenta todos os aspectos de nossas vidas, desde smartphones até cidades inteligentes, a maneira como desenvolvemos e protegemos código está passando por uma mudança radical. A IA agentic está emergindo como uma força poderosa, não apenas ampliando as capacidades dos desenvolvedores, mas transformando fundamentalmente todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Leia também: Uso de drones e Inteligência Artificial otimiza agronegócio.

Resolvendo problemas repetitivos com IA agentic

Segundo uma pesquisa recente do GitHub, os desenvolvedores estão gastando a maior parte do tempo em tarefas necessárias, mas tediosas e repetitivas, como correção de bugs e espera por builds. É aqui que a IA agentic entra em cena, prometendo reformular o cenário do desenvolvimento de software.

“No cenário atual, estamos tentando minimizar as tarefas mundanas, as rotinas que todo desenvolvedor precisa enfrentar para levar seus problemas inovadores de desenvolvimento de software à produção”, disse Vijoy Pandey, vice-presidente sênior da Outshift, ao VentureBeat. “Atualmente, estamos no mundo de assistentes que fornecem sugestões, trechos de código, sugestões de segurança, código de remediação e assim por diante para facilitar todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software.”

Ferramentas como o GitHub Copilot estão ajudando seus desenvolvedores a escrever até 60% do código que produzem, e ainda estamos nos primeiros dias dessa tecnologia. Mike Hanley, diretor de segurança e vice-presidente sênior de engenharia do GitHub, concorda que esta é uma mudança de jogo, especialmente à medida que a capacidade desses agentes de IA se estende por todo o processo de desenvolvimento de software, do início ao fim.

IA agentic: mais do que um simples assistente

Os agentes são proativos, capazes de lidar com fluxos de trabalho complexos de forma independente, e são altamente especializados para domínios específicos. Pandey compara a IA agentic a uma coleção de colegas especializados, que colaboram, aprendem e resolvem problemas maiores, embora os humanos sempre permaneçam no circuito.

Esses agentes oferecem às equipes de DevOps a oportunidade de melhorar processos de revisão, agilizar o CICD (Continuous Integration/Continuous Deployment) e ser mais agressivos em suas estratégias de go-to-market. Um aspecto importante é que eles ajudam a incorporar segurança e privacidade desde o início, o que é especialmente relevante em um momento em que especialistas em SecOps estão escassos.

Segurança desde o início

Até agora, o valor da segurança era agregado relativamente tarde no ciclo de desenvolvimento de software, geralmente como parte do feedback de testes, muito tempo depois de o código ter sido escrito e verificado. A transformação que está ocorrendo agora com a IA agentic é bastante radical. Hanley explica que os desenvolvedores agora têm segurança integrada desde o momento em que começam a codificar, graças a sugestões de segurança geradas por modelos de IA.

Por exemplo, o Copilot Autofix, agora disponível, oferece explicações em linguagem natural sobre potenciais problemas em tempo real e sugere uma correção com um clique. Isso demonstra como os agentes podem trabalhar em áreas muito específicas para resolver problemas com rapidez, muitas vezes superando a velocidade humana.

Essa integração contínua de segurança ao longo do fluxo de trabalho é o que torna o desenvolvimento de software sinônimo de segurança, mantendo os desenvolvedores produtivos e sem a fricção associada às abordagens tradicionais de segurança.

Preparando-se para fluxos de trabalho com IA agentic

Embora o mundo da IA agentic ainda seja relativamente novo, as organizações devem começar a se preparar para essa nova era adotando assistentes de IA em pequenos casos de uso e expandindo gradualmente seu uso. Isso ajuda a preparar os repositórios de código para treinar assistentes agora e agentes no futuro.

À medida que os agentes de IA assumem funções mundanas e repetitivas, os humanos podem se concentrar no que fazem de melhor: resolver problemas de ordem superior. Para aqueles prontos para abraçar essa mudança, o futuro do desenvolvimento de software parece mais promissor do que nunca. A questão agora não é se, mas quando e quão rapidamente as organizações adotarão esses agentes de IA que mudam o jogo.