Meus Apps


Aplicativo usa IA para decorar casas e ambientes, mas não mostre para o seu arquiteto

Postado em: 23/08/2024 | Por: Emerson Alves

Um novo aplicativo chamado Remodel AI permite que os usuários simulem mudanças na decoração de seus ambientes usando inteligência artificial, e rapidamente se tornou viral nas redes sociais.

Decorar ou reformar uma casa pode ser uma tarefa desafiadora para muitos, mas um aplicativo norte-americano chamado Remodel AI está simplificando esse processo com o uso de inteligência artificial. A ferramenta permite que os usuários visualizem mudanças em seus ambientes domésticos, ajudando-os a tomar decisões sobre decoração de maneira prática e intuitiva. A viralização do app nas redes sociais demonstra o enorme interesse do público por essa inovação.

Leia também: Preocupação com o uso de Inteligência Artificial em redações escolares aumenta entre professores e pais.

Como funciona o Remodel AI

A ferramenta ganhou destaque após uma publicação no perfil Jornada Top no Instagram, que compartilhou um vídeo mostrando como o aplicativo funciona. O vídeo, publicado há dois dias, já acumulou mais de 4,4 milhões de visualizações e cerca de 100 mil curtidas. Na demonstração, Thiago Augusto, o responsável pela publicação, explica como usar o app para simular a decoração de um ambiente.

O usuário pode fotografar um cômodo e escolher entre diversos estilos de decoração, como tradicional, moderno, ou minimalista. A inteligência artificial então analisa a imagem e gera uma nova versão do ambiente com as alterações solicitadas. O Remodel AI oferece um plano gratuito, que permite até nove gerações de imagens, e planos pagos com preços variando de R$ 29,90 a R$ 249,90, dependendo do período de assinatura.

Planos e disponibilidades

O aplicativo está disponível para download na Apple App Store e na Google Play Store, tornando-o acessível para a maioria dos usuários de smartphones. Segundo Dirk Morris, fundador e CEO da Remodel AI, a ferramenta foi criada para ajudar as pessoas a visualizarem como os produtos e estilos de decoração ficariam em suas casas, sem a necessidade de folhear catálogos físicos. “Em vez de folhear um catálogo, agora você pode realmente visualizar produtos em sua casa”, afirmou Morris em entrevista ao canal norte-americano ABC7.

Reações e limitações do aplicativo

Embora o Remodel AI tenha sido recebido com entusiasmo, tanto por leigos quanto por profissionais da área, Dirk Morris adverte que a ferramenta não deve ser utilizada para mudanças estruturais nos imóveis. A função principal do app é ajudar na visualização de estilos e decorações, servindo como uma ferramenta complementar para aqueles que estão planejando reformas.

Nas redes sociais, os comentários mostram que os usuários estão empolgados com a novidade. “Já estava na hora de ter algo assim”, escreveu o comediante Thiago Ventura. Outro usuário, que se identificou como arquiteto, comentou: “Sou arquiteto e digo que isso aí vai acabar virando ferramenta nossa”. Enquanto isso, uma jovem ponderou: “Legal para você descobrir seu gosto pessoal e já chegar com ideias para uma reunião de briefing com arquiteto, mas não substitui o serviço de plantas de engenharia e arquitetura”.

O sucesso do Remodel AI destaca o crescente interesse do público por ferramentas que integram inteligência artificial em processos do dia a dia, especialmente naqueles que exigem criatividade e personalização, como a decoração de interiores.