Meus Apps


Marinha dos EUA e Shield AI integrarão Inteligência Artificial em alvo aéreo

Postado em: 29/08/2024 | Por: Emerson Alves

A Marinha dos EUA se uniu à Shield AI para integrar Inteligência Artificial ao alvo aéreo BQM-177A, visando aprimorar os sistemas autônomos na aviação naval.

Em 16 de agosto de 2024, os programas PMA-281 e PMA-208 da Marinha dos EUA firmaram um contrato com a Shield AI, sob um acordo OTA com o Naval Aviation Systems Consortium (NASC), para incorporar o software Hivemind AI no alvo aéreo subsônico BQM-177A. Esse desenvolvimento representa um avanço significativo na modernização da aviação naval, ao mesmo tempo que mantém a Marinha na vanguarda da tecnologia.

Leia também: Congresso em Natal debate o papel da inteligência artificial na dermatologia.

Avanços tecnológicos na aviação naval

O capitão Jerick Black, gerente do programa PMA-281, destacou a importância dessa colaboração: “A parceria com o PMA-208 e a Shield AI não apenas aprimora a validação, mas também fornece soluções escaláveis para a aviação naval, mantendo a Marinha dos EUA na vanguarda da excelência operacional.”

De acordo com o contrato, a Shield AI será responsável por integrar seu software Hivemind AI no BQM-177 e desenvolver um protótipo de banco de testes. Essa configuração permitirá melhorias contínuas nos algoritmos de IA, com base em feedback do mundo real, garantindo que os sistemas sejam robustos, confiáveis e prontos para uso operacional.

Integração e testes contínuos

Johann Soto, líder da equipe de modernização de software na PMA-281, explicou que a abordagem adotada pela Marinha integra testes baseados tanto em simulações quanto em situações reais: “Essa abordagem cria um ciclo de feedback abrangente e contínuo que melhora a eficácia dos sistemas de IA que estão sendo desenvolvidos.” Uma demonstração técnica está programada para o final de 2025.

O BQM-177A é um alvo aéreo projetado para replicar ameaças modernas, como mísseis de cruzeiro antinavio subsônicos. Ele é usado para suportar o treinamento de frota, testes de desenvolvimento e operacionais, e é capaz de cumprir uma variedade de requisitos de missão ao transportar uma ampla gama de cargas úteis internas e externas.