Meus Apps


OpenAI trabalha em projeto para melhorar capacidade de raciocínio de seus modelos de IA

Postado em: 30/08/2024 | Por: Emerson Alves

A OpenAI está desenvolvendo uma nova abordagem para seus modelos de inteligência artificial (IA), em um projeto com o codinome “Strawberry”, que promete aprimorar drasticamente a capacidade de raciocínio de suas IAs.

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto e documentos internos analisados pela Reuters, o Strawberry é um esforço contínuo da OpenAI para demonstrar que seus modelos podem oferecer recursos avançados de raciocínio, além de gerar respostas a consultas.

Leia também: IA generativa e Open Source moldam o futuro dos bancos no Brasil.

Detalhes do Projeto Strawberry

O Strawberry visa capacitar a IA da empresa a realizar “pesquisa profunda”, o que permitiria que os modelos não apenas respondessem a perguntas, mas também planejassem com antecedência suficiente para navegar de forma autônoma e confiável pela internet, algo que ainda não foi alcançado por modelos de IA disponíveis atualmente.

O projeto, anteriormente conhecido como Q*, já era considerado um avanço dentro da empresa no ano passado. Algumas demonstrações internas revelaram que o Strawberry pode responder a perguntas complexas de ciências e matemática, superando as capacidades dos modelos atuais.

Respostas da OpenAI

Em resposta às perguntas sobre o Strawberry, um porta-voz da OpenAI afirmou: “Queremos que nossos modelos de IA vejam e entendam o mundo mais como nós. A pesquisa contínua de novos recursos de IA é uma prática comum no setor, com a crença compartilhada de que esses sistemas melhorarão o raciocínio ao longo do tempo.”

Embora o porta-voz não tenha fornecido detalhes específicos sobre o Strawberry, fontes indicam que a OpenAI espera que essa inovação melhore significativamente o raciocínio de seus modelos de IA. O projeto envolve uma maneira especializada de processar o modelo de IA após seu pré-treinamento em grandes conjuntos de dados.

A comunidade de inteligência artificial está ansiosa para ver como o Strawberry impactará o futuro dos modelos de IA e suas aplicações.