Meus Apps


Projeto Strawberry: OpenAI desenvolve novo modelo de IA generativa

Postado em: 30/08/2024 | Por: Emerson Alves

A OpenAI está avançando em uma nova abordagem para seus modelos de inteligência artificial com o codinome “Strawberry”, que visa aprimorar significativamente as capacidades de raciocínio de suas IAs.

De acordo com informações obtidas pela Reuters, o Strawberry é parte de um esforço contínuo da OpenAI para demonstrar que seus modelos são capazes de realizar “pesquisa profunda” de maneira autônoma e confiável, superando os desafios que os atuais modelos de IA enfrentam.

Leia também: As chances de a IA substituir professores são mínimas, pelo menos por enquanto.

Detalhes do Projeto Strawberry

Embora o funcionamento exato do Strawberry permaneça em segredo até mesmo dentro da OpenAI, sabe-se que o projeto envolve a criação de modelos que não apenas geram respostas a consultas, mas também são capazes de planejar com antecedência e navegar na internet de forma independente para realizar tarefas complexas. Isso representa um avanço em relação aos modelos disponíveis atualmente, que ainda encontram dificuldades em realizar tais tarefas de forma autônoma.

O projeto, anteriormente conhecido como Q*, já era considerado um avanço significativo dentro da OpenAI no ano passado. Agora, a expectativa é que o Strawberry melhore dramaticamente a capacidade de raciocínio dos modelos de IA, utilizando uma maneira especializada de processar os modelos após o pré-treinamento em grandes conjuntos de dados.

Objetivos e Desafios

O objetivo do Strawberry é permitir que as IAs vejam e entendam o mundo de maneira mais semelhante aos humanos, o que é considerado um passo fundamental para que a inteligência artificial atinja um nível de raciocínio comparável ou superior ao humano. Para isso, a OpenAI está treinando e avaliando seus modelos em um conjunto de dados de “pesquisa profunda”, embora os detalhes sobre esse conjunto de dados e o tempo necessário para o desenvolvimento permaneçam desconhecidos.

Pesquisadores entrevistados pela Reuters afirmam que o raciocínio é um componente crucial para que a IA alcance uma inteligência verdadeiramente avançada. A OpenAI está investindo fortemente nessa área para garantir que seus modelos possam evoluir continuamente em termos de raciocínio e compreensão.