Meus Apps


Google lança ferramenta de IA nas buscas no Brasil, prometendo respostas mais completas

Postado em: 23/08/2024 | Por: Emerson Alves

O Google trouxe ao Brasil o AI Overview, uma ferramenta de inteligência artificial que gera respostas nas buscas, expandindo sua atuação para além dos Estados Unidos.

O Google anunciou nesta quinta-feira a chegada do AI Overview ao Brasil, uma ferramenta inovadora que incorpora resultados gerados por inteligência artificial (IA) generativa nas buscas realizadas pelos usuários. Lançado inicialmente nos Estados Unidos em maio deste ano, o recurso agora estará disponível para brasileiros, bem como em outros cinco países: Reino Unido, Índia, Indonésia, Japão e México.

Leia também: Ilustradores enfrentam desafios com o impacto da inteligência artificial em suas profissões.

Expansão e mudanças no AI Overview

A expansão do AI Overview para o Brasil será gradual, com os usuários começando a ter acesso ao recurso ao longo das próximas semanas. Essa nova etapa do lançamento global veio acompanhada de ajustes na ferramenta, como a inclusão de mais links de referência no conteúdo gerado pela IA, facilitando a navegação e verificação de informações por parte dos usuários.

Esses links serão apresentados em uma barra lateral à direita da página de resultados, oferecendo uma maneira mais intuitiva de acessar os sites de origem. Além disso, o Google está testando a inclusão de links diretamente nos textos gerados pela IA, tornando ainda mais fácil para os usuários clicarem e visitarem os sites mencionados. Essa funcionalidade poderá ser experimentada no Search Labs, ambiente de testes do Google para novos recursos.

Respostas mais complexas e engajamento jovem

Durante o evento de lançamento do sistema no Google I/O, em maio, a empresa destacou que o AI Overview permite que os usuários façam perguntas mais complexas diretamente na busca, sem a necessidade de dividir uma questão em várias consultas. O Google também notou um aumento no engajamento entre usuários mais jovens, de 18 a 24 anos, que têm utilizado a nova ferramenta para explorar tópicos de forma mais aprofundada.

Ajustes após controvérsias nos Estados Unidos

A inclusão do AI Overview nas buscas representa a maior mudança no buscador do Google em 25 anos, uma resposta direta ao crescimento de popularidade de chatbots de IA como o ChatGPT, da OpenAI. No entanto, a ferramenta gerou controvérsias nos Estados Unidos após produzir respostas inadequadas que viralizaram nas redes sociais, como a sugestão de usar cola comestível para engrossar molho de pizza, ou a recomendação absurda de uma dieta à base de pedras.

Em resposta às críticas, o Google ajustou o AI Overview, limitando o escopo de pesquisas que recebem respostas geradas pela IA. Após esses incidentes, a empresa implementou mais de uma dúzia de melhorias técnicas para evitar que esses erros se repetissem. Segundo Liz Reid, chefe de buscas do Google, as mudanças foram direcionadas para refinar a IA e evitar que ela gere respostas a consultas sobre notícias factuais ou temas de saúde.

Próximos passos e expectativas

O Google continua a testar diferentes formas de apresentar informações que sejam úteis e, ao mesmo tempo, incentivem o tráfego para sites relevantes. Com a implementação do AI Overview no Brasil e em outros países, a empresa espera não apenas melhorar a experiência de busca, mas também reduzir as preocupações dos criadores de conteúdo sobre a potencial diminuição do tráfego para seus sites.

À medida que o lançamento global avança, a expectativa é que o Google continue ajustando a ferramenta para atender às necessidades dos usuários e se adaptar às particularidades de cada mercado.