Meus Apps


Brasileiro bilionário da IA quase quadruplicou patrimônio em 2024

Postado em: 28/08/2024 | Por: Emerson Alves

Daniel de Freitas, co-fundador da Character.AI, viu seu patrimônio quase quadruplicar em 2024, impulsionado pelo investimento do Google na sua empresa de inteligência artificial.

A Forbes divulgou na última terça-feira (27.ago.2024) sua lista anual dos bilionários brasileiros, destacando que “este foi o ano da tecnologia”. Entre os principais nomes do ranking está Daniel de Freitas, co-fundador da Character.AI, uma empresa inovadora no setor de chatbots. Freitas, que já havia sido o primeiro bilionário brasileiro do ramo de IA na lista da Forbes em 2023, teve um aumento significativo em sua fortuna, que quase quadruplicou em 2024.

Leia também: Inteligência artificial que opera day trade entrega lucro em 76,9% dos dias: veja como testar essa ferramenta inovadora.

Crescimento impulsionado por investimento do Google

O aumento expressivo do patrimônio de Freitas foi atribuído ao investimento realizado pelo Google na Character.AI. A gigante da tecnologia comprou ações da empresa, elevando significativamente seu valor de mercado. Em 2023, a fortuna de Freitas era estimada em R$ 1,1 bilhão. Agora, em 2024, o valor quase quadruplicou, colocando-o em destaque entre os bilionários brasileiros.

No início de agosto de 2024, a Character.AI firmou um acordo de licenciamento não exclusivo com o Google para o uso de sua tecnologia de modelo de linguagem grande. Com esse acordo, Daniel de Freitas deixou o cargo de presidente da Character.AI e assumiu a posição de cientista de pesquisa no Google DeepMind, a divisão da empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de IA.

Investigações do Cade e o mercado de IA

O acordo entre o Google e a Character.AI chamou a atenção da Superintendência Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que abriu quatro procedimentos administrativos em 22 de agosto de 2024 para investigar a concentração de mercado nas mãos de grandes corporações tecnológicas. Além da compra das ações da Character.AI pelo Google, o Cade também está analisando a aquisição da Anthropic pela Amazon e da Mistral AI pela Microsoft.

A preocupação do Cade reflete o crescente domínio de um número reduzido de empresas no setor emergente e estratégico de inteligência artificial, que é visto como crucial para o futuro da tecnologia global.

Character.AI e seu diferencial no mercado

A Character.AI, co-fundada por Freitas, é conhecida por seu chatbot avançado, que opera de maneira semelhante ao ChatGPT. O diferencial do aplicativo é sua capacidade de realizar conversas por escrito, áudio e até ligações, além de permitir que os usuários simulem interações com personalidades conhecidas.

Antes de fundar a Character.AI, Freitas já tinha uma carreira consolidada no setor de tecnologia, com passagens por empresas como Google e Microsoft, onde trabalhou como engenheiro de software e engenheiro de pesquisa.