Meus Apps


Banco Central cria grupo para impulsionar o uso de inteligência artificial em seus processos

Postado em: 01/09/2024 | Por: Emerson Alves

O Banco Central do Brasil anunciou a formação de um grupo especializado para discutir e implementar o uso de inteligência artificial (IA) com o objetivo de aprimorar a eficiência e produtividade na instituição.

O Banco Central do Brasil, em um movimento estratégico para se alinhar às inovações tecnológicas, anunciou na última sexta-feira (30) a criação de um grupo de trabalho voltado para discutir e promover o uso de inteligência artificial (IA) em seus processos. Este grupo, composto por servidores da instituição, terá como principal missão desenvolver diretrizes de governança e sugerir requisitos para o uso seguro e eficaz de ferramentas de IA dentro do banco.

Leia também: Inteligência Artificial na Educação: Desafios e oportunidades para o Brasil.

Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial

O novo grupo será formalizado sob o nome de Centro de Excelência de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Funcionará como uma comunidade de boas práticas, com um caráter consultivo e propositivo. A ideia é que ele se torne um núcleo central para a criação de diretrizes que orientarão o uso de ciência de dados e IA no Banco Central, além de propor produtos e serviços inovadores que utilizem essas tecnologias.

Segundo Haroldo Cruz, chefe do departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central e coordenador dos especialistas que compõem o grupo, a iniciativa visa melhorar significativamente a eficiência operacional e a produtividade nos processos internos da instituição. “Queremos melhorar a eficiência e a produtividade nos processos de negócio do BC por meio de ferramentas inovadoras, sobretudo com o uso de inteligência artificial, de forma segura e governada”, afirmou Cruz.

Benefícios da inteligência artificial para instituições financeiras

A adoção da IA em instituições financeiras, como o Banco Central, pode trazer diversos benefícios importantes. Entre eles, destacam-se:

Esses fatores são essenciais para que o Banco Central continue evoluindo e se mantenha na vanguarda da inovação tecnológica, sem comprometer a segurança e a integridade de seus serviços.

Próximas etapas para a implementação da IA no Banco Central

Para garantir uma implementação eficaz e ordenada das ferramentas de IA, o Banco Central delineou algumas etapas fundamentais que serão seguidas pelo novo grupo de trabalho:

Essas etapas são vitais para assegurar que a integração da inteligência artificial nos processos do Banco Central ocorra de forma estruturada e alinhada com os objetivos da instituição.

Posicionamento estratégico e futuro da IA no Banco Central

Com essa iniciativa, o Banco Central demonstra sua intenção de se posicionar na linha de frente do uso de tecnologias emergentes, não apenas visando a inovação, mas também garantindo a segurança e a eficiência em seus serviços. A expectativa é que a adoção de IA ajude a instituição a enfrentar os desafios futuros com uma abordagem mais tecnológica e moderna.